quarta-feira, 13 de julho de 2011

Eu me incomodo por não ter Araraquara Rock

A todos os meios de comunicação e cidadãos de Araraquara e região.

Decidimos tornar público nosso descontentamento com as posturas adotadas pela atual gestão municipal do prefeito Marcelo Barbieri, e dos órgãos responsáveis pelo gerenciamento cultural no município de Araraquara: Fundart e Secretaria de Cultura.
Devemos esclarecer que nossa manifestação, nomeada “Protesto: eu me incomodo por não ter Araraquara Rock”, vai acontecer no mesmo dia (13) e na mesma hora (15 horas), previamente divulgados, pois ao contrário do governo municipal, temos um propósito e respeito pelas pessoas envolvidas.
Sim, o protesto começou com o “Adiamento” do 10º Araraquara Rock. Contudo, não se limita apenas a isso e não vamos nos retrair diante das promessas de realização do Festival  que agora, mais do que nunca, nos parecem vãs.
Assusta perceber que, quando o manifesto tomou proporções maiores do que as esperadas, os responsáveis pelo gerenciamento de eventos culturais na cidade realizaram (às pressas) um pseudo-festival de Rock no teatro Wallace. Isso ocorreu no último dia 09.
Curiosamente, o evento não teve o alcance esperado.
No dia 11 desse mês, a data para a realização do Araraquara Rock foi remarcada: dias 24 e 25 de setembro. Essa notícia foi veiculada nos meios de comunicação locais.  Porém essa data se chocaria com a realização de um grande evento musical, o Rock in Rio.Em menos de duas horas uma nova data foi estipulada, cancelando a atual: 03 e 04 de setembro. Contudo, essa nova data também foi desmarcada e o Festival não tem data para ocorrer.
Essas atitudes mostram o preparo administrativo e o respeito pelos cidadãos, além dos grupos artísticos envolvidos. A pressa e pouco cuidado revelam o quanto a Secretaria da Cultura e a Fundart estão tentando medidas paliativas para a situação.
Deve ficar claro: Não queremos esmolas.
Queremos que os espaços culturais, conquistados com tanta dificuldade e trabalho, sejam respeitados, primeiramente pelos governantes desse município.
Não será através da violência, da ofensa, da agressão que nos manifestaremos. Será através daquilo pelo qual estamos brigando: Cultura.

Reivindicamos que a gestão cultural do município seja reposicionada e seja aberta à participação popular de forma efetiva e clara, e não da maneira como está sendo gerida.
Agradecemos todas as pessoas envolvidas e segue em anexo a carta de reivindicações, organizada através de um coletivo de artistas da cidade de Araraquara.

Contamos com a presença de todos neste dia 13.

Abraços
Atenciosamente, coordenação do “Eu me incomodo por não ter Araraquara Rock”


Dirigimos está carta à Secretaria de Cultura, à FUNDART e à prefeitura municipal, enquanto governo municipal. Nela estão expressas e contidas nossas reivindicações relacionadas, não apenas ao Festival Araraquara Rock, mas à cultura de maneira geral.

  1. Não nos servem datas remarcadas aleatoriamente, que não são mantidas . Queremos um compromisso firmado de que o Araraquara Rock irá acontecer.
  2. Tão pouco nos interessa que ele seja reduzido para apenas dois dias. Queremos o cronograma original do festival mantido e os quatro dias de apresentações.
  3. Um sistema de cotas na distribuição e escolha de bandas deve ser adotado. Essa medida permitirá que bandas locais participem do festival, mesmo que não seja o interesse da comissão organizadora.
30% das bandas selecionadas: provenientes da macro região de Araraquara. Isto é: deverão ser bandas dos 27 municípios ligados à macro região.
20% das bandas selecionadas: deverão ser de Araraquara. Essa abertura irá criar um movimento de melhoria e aumento da produção musical na cidade, além de ser um aspecto justo com o município e os artistas.
20% das bandas selecionadas: espaço para as chamadas “bandas convidadas”, geralmente bandas que já estão em uma certa posição de destaque no cenário musical nacional ou internacional.
30% das bandas selecionadas: estarão disponíveis para que bandas de outras localidades se inscrevam no festival.
  1. Reivindicamos ajuda de custo para as bandas selecionadas, independente se são da macro região, da cidade ou de outros locais. A ajuda deve ser feita com proporcionalidade à quilometragem, além de hospedagem e alimentação digna.
  2. Solicitamos o cancelamento da seleção já feita para o Festival Araraquara Rock e que uma nova seleção seja feita, através de um conselho civil eleito em plenária.
  3. Solicitamos divulgação plena da convocação para a plenária através de edital veiculado em Jornais, rádios, TVS, cartazes, telefone, email, internet com, pelo menos, 30 dias de antecedência.
  4. A divulgação desse edital deve ser ininterrupta pelos 30 dias que antecederem a realização da assembléia.
  5. Solicitamos a prestação de contas sobre a arrecadação dos bares culturais no Festival Araraquara Rock nos últimos  2 anos.
  6. Queremos que um Orçamento Participativo (O.P.), específico para a cultura, seja realizado mensalmente, firmando-se um compromisso de democratizar o exercício administrativo.
  7. Queremos que o dinheiro arrecadado em eventos culturais (ex: bares culturais) seja revertido, através de discussão coletiva no O.P cultural, em forma de fomento para artistas locais.
  8. Solicitamos que haja licitação aberta para a contratação da equipe de som, com prestação de contas e necessidade de aprovação em assembléia.
  9. Antes de qualquer coisa, pedimos coerência aos órgãos responsáveis pela cultura , no município de Araraquara. Queremos a democratização dos espaços para veiculação e apresentação de trabalhos artísticos.
  10. Solicitamos a criação de uma Agenda Cultural local e mensal, com artistas e grupos locais de música, teatro, dança, artes plásticas, audiovisual, circo, entre outros.
  11. Além da criação de uma Agenda Cultural, solicitamos que essa agenda seja apresentada nos espaços condizentes com os trabalhos apresentados: Teatro Municipal, teatro de Arena, Teatro Wallace, etc.
  12. Solicitamos a criação de um espaço para artes circenses, fixo, e com a estrutura característica, além de infra-estrutura.
  13. Acesso público às agendas dos espaços culturais, de forma a democratizar a utilização dos mesmos, além de evitar conflitos de datas entre eventos já previamente marcados.
  14. Espaços que promovem cultura na cidade devem receber um incentivo municipal. A prestação de contas deve ser feita em assembléia.
  15. Queremos a criação de um fundo municipal de fomento cultural, que abra editais semestrais para selecionar trabalhos artísticos a serem incentivados, decisões estas tomadas no Orçamento Participativo Cultural.
  16. Solicitamos que essas mesmas medidas de revisão  estruturação sejam aplicadas a outros eventos culturais no município de Araraquara como, por exemplo, a Semana Luiz Antônio Martinez Corrêa.

Manifestação Publica será no dia de hoje, das 15 às 22, na praça da Prefeitura de Araraquara.

Esperamos todos lá.