terça-feira, 26 de julho de 2011

Do espirito.

Nas portas do seculo XXI, a ciência evolui juntamente às maquinas. Tecnologia hoje em dia é explorada a todo instante. Não sabemos se são pessoas que andam ao nosso lado. Já imaginaram que um dia poderemos conviver com as maquinas, livremente. Inteligência artificial é algo para o seculo seguinte. Hoje em dia nos vemos numa cadeia de possibilidades.

A questão de uma possível guerra entre humanos e maquinas  é valida quando somos capazes de criar algo tão próximo do ser humano, que é um ser dotado de inteligencia e sim, ganância. Inteligencia em mãos erradas, podem tornar o mundo algo bem mais difícil. Mas como qualquer ser vivente em solo terrestre (reformulando o conceito... LOADING... DELAY), até mesmo em termos de universo, se sou capaz de pensar que há seres vivos fora do planeta Terra, porque não haveriam de ser perversos e maus, a ponto de buscar a terra como fonte de alimento e/ou riquezas.

Complexo este termo, a partir do momento em que pensamos numa vida artificial, gerada por pulsos elétricos, óleo de motor, metal e articulações montadas em parafusos e soldas. Produzidos em serie de modo que em sua maioria seja perfeitamente a copia de um ser humano. Mas e onde ficariam os sentimentos neste momento, um robô teria a capacidade de distinguir o certo do errado numa simples cadeia de condições, processar todos os dados que a maquina perfeita chamada cérebro processa?

A maquina maior, criadora, pode ser morta por sua criação. Seria o inicio de um movimento "Kill your idol". Onde você obtêm forças sobre-humanas e consegue estar acima de seu ídolo, matando-o. (um grande amigo me disse esta ideia uma vez, achei complexa, mas cheia de sentido, não é? Guito Britto).Sejamos sinceros, quais seriam os perigos deste tipo de criação?

Um século é um tempo minimo para que tudo aconteça...
Um século, é o tempo de uma geração, meu filho, talvez você que esteja lendo este texto maluco, possa chegar até este momento, em que teremos amigos cibernéticos, perambulando por aí. Com vidas, com almas... com propósitos, talvez.

A questão chave, teriam estes seres criados com base em eletrodos e eletricidade, capas e chapas, a prova de bala e sentimentos. A prova de destino e passado. Em prova de um mundo que evolui sem cavar sua própria cova.

É mundo moderno, hoje você não me agrada como ontem.
E mundo moderno, pense nas coisas como uma criança e tenha maturidade para escolher o caminho certo como um velho. E aquela mesma força, mundo moderno, que tens para destruir utilize para causar a teu favor. 

Muito obrigado... Dan.