terça-feira, 19 de julho de 2016

O Retorno de Saturno e Kafka

Este texto nada tem a ver com a música composta pelo Luiz Guilherme Araújo, o então vocalista da banda Detonautas denominado então Tico Santa Cruz. Este texto tem a ver com você que vive no meio fio entre a faísca e a explosão. Com vocês: O Retorno de Saturno e Kafka.

Façamos um exercício de reflexão:

Pense em linhas, espirais, formas geométricas. 
Pense em uma parede.
Pense em uma caixa.
Pense em cores.
Pense em uma bailarina.
Pense em um sentimento.

Pegue todas as formas pensadas e coloque na caixa, chacoalhe a caixa com o sentimento que pensou, coloque-o em sua cabeça enquanto movimenta a caixa e abra enquanto chacoalha. Pense no respeito zero pela gravidade, inclua neste exercício o vácuo. Pense na lei de Murphy, some as possibilidades cabíveis e agora pense na cor das formas saltando da caixa e voando pelo cômodo no qual você situa. Pense agora nas cores que saíram da caixa e sobre todas as cores que compõem o todo. Quais as formas que se chocaram na parede? Quais as cores que predominaram neste exercício? Qual a cor da caixa? Qual o seu sentimento? Como foi o movimento utilizado ao movimentar a caixa? Algo foi quebrado? Algo ficou errado neste exercício? Pode utilizar o link de compartilhamento criado no Facebook sobre este texto, pode utilizar os comentários, quero suas respostas mais sinceras. Vou aguardar.

No mais, pensei ontem sobre algumas coisas e descobri que na minha caixa estavam mais que formas, linhas e espirais, resolvi dar fim, coisas velhas e mal acabadas, tive a certeza que havia algo por trás de toda essa conspiração. 

É a TV, é o rádio, é a mídia. Não há mais tempo ou ideias, não nem mesmo abrigo para se esconder. Somos mais uma vez vítimas de nosso próprio destino e hoje me vejo em um barco a velas, navegando ao sabor do vento, é possível que eu atinja longas distâncias assim como é possível que eu reconheça que morrerei à deriva. Eu sei que no fim a morte é inevitável e que eu jamais serei apenas um alvo fácil, não é do meu feitio me manter inerte e nesta vida me comprometi com o improvável. Meus votos são e sempre serão de revolução e ela começa em mim. O mundo que eu quero, é um mundo livre, em paz e sem o vitimismo característico. Sejamos menos bundões, nós somos o povo, os trabalhadores, os homens de boa fé. Nós detemos do poder! Creio que a hora chega para todos e que as vezes não vale a pena dar a cara a tapa por pessoas que não se movem, mas, o mundo precisa de mártires para seguir com sua história de pessoas que fizeram algo para mudar.

Não é de hoje que o mundo permanece o mesmo, é desde sempre que a vida segue e o curso natural é o descaso.
Você tem filhos?
Você se divorciou?
Você já se culpou por isso? Por se divorciar, claro. Sim?
Você caga de porta aberta?
Você mija na tabua?
Você cozinha para 5? 6? 10? Só para você?
Você chuta gatos na rua? Você cuida deles e xinga quem maltrata?
Você vive só? Tem família?
Você é religioso?
Você pensa?
Você traduz?
Você corrige?
Você aguenta o tranco?

"Você não é do Castelo, você não é da aldeia, você não é nada. Infelizmente, porém, você é alguma coisa, um estranho."

No mundo existem duas pessoas, as que se preocupam com os interesses alheios, estas são por vezes fofoqueiras. E, todavia, existem as pessoas que se preocupam com seus próprios interesses, estas são as egoístas. Se se sentiu mal pelos termos usados, precisamos pensar quais as suas prioridades e o quão você liga para estas palavras. Continue pensando, talvez no fim disso tudo, valha mais a pena pensar em si mesmo, pode ser até que você seja alguém, pode até mesmo ser que eu não seja nada e talvez, porém, sejamos tudo e o todo. Levando em conta que o Sol é o que nos aquece e ele não chega a ser nada comparado a imensidão do universo. Sabemos que somos o universo de alguém ou "alguéns", sabemos que estamos no universo e que este universo dito infinito, pode ter fim e ser exatamente outro sistema em algum outro lugar considerado relativamente pequeno. Lembra-se de Murphy? Cálculos quânticos apenas nos mostram e demonstram o quão infinito pode ser algo e nós apenas somos pequenos demais para conhecer e limitar a relações e religiões.

No fim, somos nada e toda a reflexão serviu apenas para nos divertir durante este curto espaço de tempo em que eu escrevi e você leu. 

Muito obrigado e que a paz esteja com você. 
Blessed be.