domingo, 14 de julho de 2019

Faber e a memória


Fyodor meu amigo, mais uma vez prevejo complicações vindas do espaço. As esferas globais ainda não entenderam que o maior problema do ser humano talvez sejam suas memórias, e, por falar em memórias, como anda Volga? Este gato me deixou demasiadamente chateado quando parti, ele sequer se despediu e em um movimento circular ele apenas se jogou para baixo da cama enquanto aqueles homens da POCKOCMOC vieram me buscar, não tive escolha, meu caro amigo, a não ser segui-los com destino a este lugar pequeno, escuro e artificial.

A vida aqui está complicada e ontem soube que o oxigênio do mês que vem não virá, estamos em racionamento e a parte americana da ISS está escura, eles devem ter entrado em estado de hibernação. Todos eles estão em sono profundo, ou, se minhas mais mórbidas suspeitas estiverem certas, eles foram embora. Ontem junto com a notícia da não renovação dos cilindros também ouvi um barulho estranho enquanto as escotilhas se fechavam travando a passagem no centro, os lados por hora (como se antes fosse diferente) não se falam mais, não há diplomacia e nada que possa salvar as relações, estou com medo, assumo, meu caro Fyodor.

Esta manhã em um lapso de pensamento me perdi nas lembranças que tenho de vocês todos e acabei por perceber que Nádia sumiu dos meus pensamentos. Minha amada Nádia Mhikailovichkova por um instante sumiu do meu ser, não sei se é resultado do racionamento do oxigênio. Mas percebi que não lembro mais dela, é como se sua face não estivesse mais guardada, você me entende? As vezes imagino que isso se resolveria caso eu pudesse tocar sua face novamente, mesmo sabendo ser impossível, mesmo compreendendo que o tempo já passou e que tudo o que vivemos não foi em vão. Eu simplesmente não me lembro do rosto de Nádia, minha amada Nádia. Hoje é um dia triste para mim, as lembranças existem, mas não tenho certeza se ela está em todas elas, é como se um vazio preenchesse o rosto daquela mulher que esteve ao meu lado por tanto tempo.

Fyodor, te peço ajuda, o botão de pervoye maya ou mayday já está ativado tem 5 horas e nada acontece por aqui. Caso eu não volte, diga a Volga que tenho saudades e que pedi que ele fosse um bom gato e mesmo que ele não acate de início espero que ele com o passar do tempo se torne pelo menos mais tranquilo, creio até que ele poderá ler esta carta antes de você então acho que posso pedir “pessoalmente”, Volga, penso em voltar, mas não sei se será possível. Não se irrite ou se sujeite a nenhum tipo de problema, okay? Quero voltar e meu coração está apreensivo.


“Sabemos que existe uma transição entre a razão e a emoção, transição esta que percorre no meio fio entre o amor e o ódio. O desapego é traidor, ao mesmo tempo que a entrega jamais se verá em um porto seguro. Mesmo que as vezes a memória falhe, as emoções trarão de volta os batimentos cardíacos e os sentimentos, estes nunca foram mares navegáveis.”


Faber Krystie McDonnadan