sábado, 23 de maio de 2020

Coluna social - Folha 2 - em revisão


A leveza das coisas simples e o caos mundano se chocam nos momentos chuvosos nos quais a alma se delimita em apenas residir em uma casca bruta e sem critérios. A relatividade nos traz a o que se torna arbitrário, a expectativa contra a realidade, o choque contra o arbusto, o sermão contra o coração, a sensibilidade contra o muro frio.

Dentre os mais criticados momentos em que a sociedade se vê diante de um momento de clausura e vingança, transparecemos o momento de dar a outra face e viver uma vida sem expectativas na qual “aquele que não se ilude, não se desilude”.

Compreender que a virtude do sábio não é ensinar a pensar, mas deixar com que pensem e muitas vezes compreender o seu papel no meio em que vive e este é apenas um parênteses no grande leque que se abre ao estudar as ciências, a literatura, as normas técnicas e as tantas formas de expressão artístico-cultural que servem o mundo.

Buscar a empatia é também compreender o lado oposto ao seu e negar de todas as formas um discurso que carregue as raízes de um pensamento pessoal. Olhar todos os lados e compreender não qual está certo ou errado, mas, qual deles é o menos favorecido. É olhar pelo bem comum para que nenhum seja esquecido.

Pensar sempre no melhor também é uma forma de aquecer os corações e se arriscar em um infinito árduo. O inferno paira no ar e o paraíso estará sempre a 7 palmos do chão. A chave não está no credo, mas no self, a única expectativa que será possível se criar, é a expectativa em si mesmo. Ela é uma bailarina, na corda bamba, com seu guarda-chuva e roupas inadequadas.

A expectativa pode ser a atriz, o palhaço, o domador, pode ser até mesmo o dono do circo, mas jamais será a equilibrista, jamais saberemos se ela chegará ao outro poste após os 20 passos.