terça-feira, 31 de março de 2020

A necessidade do brilhantismo nos tempos atuais


Nos dias atuais as pessoas tem a necessidade de se destacar intelectualmente, por motivos obscurecidos pelas próprias. Vemos isso em discussões em bares, em discussões nas redes sociais, em debates em faculdades e afins. Alimentar o ego é de fato algo que a sociedade hoje precisa (e sempre precisou), os indivíduos, financeiramente falando, já possuem a maior parte das coisas que almejam e as que não podem ter são de fato inalcançáveis a sua classe, ou seja, se tem carros, apartamentos, casas e todos os tipos de penduricalhos possíveis. O dinheiro que se ganha com o trabalho formal ou informal acaba por ser consumido pelos eletrônicos, planos de assinatura de aplicativos e afins. Salvos os desempregados e pessoas de baixa-renda que não possuem de fato o poder aquisitivo para o consumo que abrange grande parte da população. O fato que desejo expor é mesmo o da expressão que se faz de título ao texto, “a necessidade do brilhantismo nos tempos atuais”, e me baseio nos contatos nos quais possuo e que compõe as classes sociais de meu convívio (que assumo ser bem amplo).
Por quais sejam os motivos que levam as pessoas a se demonstrarem inteligentes em meio a sociedade da mesma forma que denigrem a imagem de outros, as conversas se transformam em uma guerra, o que chamaria isso em algumas traduções de livros consagrados de “travar conhecimento” através do diálogo. O caso é que nos tempos anteriores a nós e a tecnologia que dissemina as noticias e o próprio conhecimento a informação era de fato comprovada antes de ir para os livros (ressalto que não falo dos livros sensacionalistas de pessoas que prometiam coisas e subornavam outras para ver seus livros nas prateleiras) mas, ainda daí eu integro o pensamento de que o intelecto era também um artifício dos ricos que podiam contar com as enciclopédias e que de uma maneira geral sabiam ler e escrever. As sociedades de formavam assim, os nobres eram detentores da cultura e o povo detinha da mão de obra. Raras as vezes estas classes se misturavam e quando acontecia, era por vezes um homem rico que se aproximava de uma mulher pobre, porém belíssima e com um grande potencial para aprender as etiquetas da sociedade nobre (levando-se em conta a sociedade machista das épocas e deixando claro que nos dias de hoje lutamos pela igualdade). O fato que assumo neste contexto é que hoje por mais que as classes sociais se distanciem em alguns aspectos deter de conhecimento se faz ainda muito necessário, já que nos dias de hoje (ainda bem) o conhecimento se tornou mais democrático e acessível e, deste modo, com a rapidez, a falta de credibilidade das informações acabamos por ignorar o bom senso e acreditar em “verdades” ditas para confundir , acreditamos em teorias da conspiração e em histórias que são tão bem contadas que espalhamos aos quatro ventos o que acreditamos e de fato podemos provar pouca coisa. Em troca do tal brilhantismo. Acreditamos que frases de efeito podem ser o ápice para se tornar o tal “pensador” da turma ou a pessoa moralmente inteligente a ser seguida pelo bando.
Nestes tempos em que a desinformação é um prato cheio aos desavisados, meu conselho (não que valha de muito) é que se “auto proíba” de dizer coisas que simplesmente não tem domínio, e não quero ser o chato que proíbe as pessoas, mesmo porque, conselhos servem para mostrar um outro ponto de vista e cada um pode (e deve) seguir o que seu coração mandar, porém, o que peço é que se não tem domínio de algo que gostaria de debater, sinta na pele a sensação de absorver os assuntos de uma forma imparcial e não acredite em tudo o que lê por aí, questione, busque conhecimento, acredite no que quiser acreditar, mas tenha embasamento para discutir o assunto por mais de 2 horas. Desta forma as relações serão mais verdadeiras, os assuntos serão mais didáticos e “travar conhecimento” se tornará uma diversão sadia entre os amigos. O estudo se torna algo sério, belo e prazeroso. Já que ao pensar em algo, traremos Descartes à mesa do jantar e sua famosa colocação utilizada até hoje, “penso logo existo”, na qual, do latim, “cogito, ergo sum” ou “penso, portanto sou”.

Pensemos, portanto, sejamos.